Startup oferece assistência para pessoas com deficiência
Pessoas com deficiência sofrem todos os dias com a falta de assistência adequada. Deixam de frequentar alguns lugares por não serem adaptados ou por não contarem com profissionais preparados para compreender e atender às suas necessidades.
Sonny Pólito, 41 anos, deficiente visual, e Rodrigo Piris, 34 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista, sentiram tudo isso na pele e resolveram agir por conta própria para ajudar outras pessoas com deficiência a receberem mais atenção e respeito.
Juntos, criaram a Inclue, uma startup que oferece treinamento a distância para empresas de todo o país que desejam melhorar o atendimento e o relacionamento com pessoas com deficiência, além de um sistema de avaliação para controle de qualidade.
E mais: a startup criou também um serviço de agendamento para que o cliente com algum tipo de deficiência possa contar com um atendimento especializado e ter uma experiência digna e diferenciada de compra.
Eu conversei com Rodrigo Piris, CEO da Inclue, que me contou que a acessibilidade do projeto já é colocada em prática em lojas como Pão de Açúcar, Renner e Prezunic.
Além de pessoas com deficiência, a Inclue estende suas soluções para os maiores de 60 anos.
Inclue: mais acessibilidade e oportunidades às pessoas com deficiência e idosos
Rodrigo Piris explicou que a ideia de criar a Inclue surgiu através do sócio, Sonny Pólito. “Ao vivenciar problemas no atendimento, ele percebeu que seria possível criar uma solução que pudesse ajudar as pessoas com deficiências e idosos a fazerem compras”. Sonny atua na comunicação e na área comercial, enquanto Rodrigo é responsável pela gestão, como CEO.
O aplicativo da Inclue pode ser baixado gratuitamente por smartphones com sistema operacional Android e iOS. A base já possui mais de dois mil cadastrados.
Depois de fazer o cadastro, o cliente escolhe a empresa parceira da Inclue, agenda o dia e a hora da compra e informa a necessidade que possui.
Os dados chegam ao sistema da loja e, na data programada, um atendente que já passou pelo treinamento da startup estará à disposição do cliente para oferecer uma experiência de compra especial, ajudando na escolha dos produtos, passando no caixa e levando até o carro.
A iniciativa transforma o dia de quem já vivenciou experiências de compra não muito agradáveis, a exemplo do Rodrigo. “Pelos atendentes não saberem que tenho autismo, embora leve, e que tenha aprendido a me comunicar bem, graças a diversas leituras e cursos de comunicação e oratória, geralmente tendem a me oferecer diversas opções que não quero, demandando um esforço cognitivo desnecessário. Em geral, detesto ter que sair para comprar, porque é um processo que cansa muito e acaba prejudicando as atividades posteriores”, conta.
A startup Inclue foi iniciada via bootstrapping, em 2019, e já se tornou vencedora do Startup Weekend Diversidade e Inclusão, do Prêmio ABRAS/ABDI de melhor experiência de consumo para deficientes visuais e do Demoday Incubadora de Projetos Inovadores.
Autismo e empreendedorismo
Rodrigo Piris tem uma história muito bonita de superação. Começou a andar e a falar aos três anos de idade. Interessado em informática e tecnologia desde criança, sofreu bullying em diversos momentos e se tornou autodidata.
Ao longo da carreira, já recebeu 12 prêmios de inovação e, atualmente, cursa Gestão de Tecnologia na FIAP. Este ano, recebeu o diagnóstico de TEA nível 1 de apoio, com altas habilidades e hiperfoco em escrita.
“Ser autista e empreendedor está sendo uma história fascinante. Por um lado, o autismo gera toda uma esfera de limitações naturais e, por outro, ser empreendedor é justamente superar as limitações, para que as escolhas gerem valor em meio às turbulências”, comenta.
“Aparentemente são questões bem contraditórias, já que o autismo limita a capacidade de comunicação e sociabilização que o empreendedorismo, por inúmeras vezes, demanda. Rever minha própria natureza, para que meu legado tenha valor social, me prova que todos, com fé, perseverança, disciplina e perspicácia, podem alcançar seus sonhos, independentemente de onde começaram”, finaliza.
Para conhecer a Inclue, clique aqui.
Para baixar o app para Android, basta clicar aqui.
E para baixar o app para iOS, basta clicar aqui.
Gostou do artigo sobre esta iniciativa incrível que é a startup Inclue? Caso haja algum assunto relacionado ao autismo que você tenha dúvidas, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão. E fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!
Para ver nossos outros artigos, clique aqui.