Polo aquático aumenta resistência física e capacidade cardiovascular
O polo aquático é um dos esportes na água que eu gosto muito de recomendar para alguns alunos com autismo que precisam trabalhar força e resistência física.
Esportes aquáticos, de uma maneira geral, são bastante interessantes, porque levam a pessoa a movimentar o corpo constantemente para manter o equilíbrio, ação que ajuda a tonificar os músculos.
O polo aquático é um dos esportes que exigem força e agilidade, entre eles futebol e handebol. Justamente por isso ajuda o praticante a aumentar a velocidade tanto de raciocínio quanto física.
LEIA MAIS: Natação para crianças com autismo
Outros benefícios do polo aquático para a saúde
Além do fortalecimento do sistema cardiovascular, responsável pela circulação do sangue e pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todo o nosso corpo, o polo aquático pede muita resistência, já que uma das regras do jogo é não encostar nas laterais e no fundo da piscina.
Vale lembrar que o polo aquático é um exercício aeróbico, que exige impulsos e movimentos constantes de braços, pernas e tronco, por isso favorece o emagrecimento.
Além disso, a necessidade de executar movimentos rápidos para passar a bola torna o corpo do praticante muito mais flexível e tonificado.
Uma vez que a água reduz o impacto nas articulações, o polo aquático é um esporte que reduz os riscos de lesões durante a prática. A força realizada na água durante os movimentos também ajuda a fortalecer os músculos das regiões do peitoral, costas, braços e pernas.
Outro ponto que me faz recomendar a prática do polo aquático para alunos com autismo é a interação social que o esporte promove. Por ser uma atividade de equipe, o participante precisa trabalhar junto com os colegas para ganhar o jogo.
LEIA TAMBÉM: 7 sugestões de esporte para crianças com autismo
Viu quantos benefícios o polo aquático pode oferecer? Antes de inserir seu filho nesta atividade, é importante conversar com um professor de Educação Física para que ele conheça o perfil da criança e apresente os movimentos que mais ajudarão no desenvolvimento das habilidades.
Espero que você tenha gostado deste artigo sobre os benefícios do polo aquático para pessoas com autismo.
Caso haja algum assunto relacionado ao autismo que você tenha dúvidas, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão. E fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!
Para ver nossos outros artigos, clique aqui.