Close

13/10/2022

O papel do professor de Educação Física na equipe multidisciplinar de TEA

pofessor-de-educacao-fisica-equipe-multidisciplinar

O professor de Educação Física é um pilar importante da equipe multidisciplinar que tem como objetivo desenvolver uma série de ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista em crianças e jovens.

Aliado a outros profissionais, o professor de Educação Física fica responsável por ações que desenvolvam a coordenação motora e, ao mesmo tempo, promovam mais interação social por parte do paciente.

Neste sentido, o professor de Educação Física se torna indispensável por garantir a saúde do corpo e auxiliar nas habilidades sociais da criança, gerando mais participação a partir de brincadeiras lúdicas, atividades físicas e esportes.

 

Além do professor de Educação Física, quais profissionais compõem a equipe multidisciplinar de TEA?

Uma equipe multidisciplinar para pessoas com TEA é formada basicamente por neurologista (ou neuropediatra), psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psiquiatra da infância e professor de Educação Física. Em diferentes momentos, pode ser necessário a participação de outro profissional.

Hoje, uma equipe multidisciplinar completa gera benefícios às crianças e jovens com TEA. Isso porque os profissionais prestam diferentes tipos de suporte e são capazes de desenvolver as habilidades emocionais, físicas e motoras para um crescimento sem risco.

De modo geral, considera-se todas as características do TEA e aplicam estratégias para atenuar qualquer tipo de comprometimento. Deste modo, a pessoa com autismo não encontra barreiras ao ser incluída na sociedade.

 

A função do professor de Educação Física em equipe multidisciplinar

O professor de Educação Física fica responsável por lidar com as funções motoras da pessoa com TEA e utiliza da atividade física para promover precisão nos movimentos e habilidades de convivência social.

Especialmente nas habilidades de convívio, o esporte se destaca por, muitas vezes, depender de outros jogadores. Deste modo, a pessoa com TEA deve se relacionar se quiser alcançar a vitória. Isso resulta no desenvolvimento de habilidades que a acompanham pela vida inteira.

LEIA MAIS: Como escolher o exercício físico ideal para o seu filho?

 

Quais são as vantagens da equipe multidisciplinar no acompanhamento de pessoas com TEA?

O professor de Educação Física acompanhado de uma equipe multidisciplinar faz a diferença no dia a dia de pessoas com TEA.

Com profissionais que compartilham o mesmo paciente e objetivo, o tratamento rende vantagens muito positivas. Entre as principais estão:

  • Ganho de eficiência na intervenção;
  • Mais suporte à família;
  • Ganhos globais no desenvolvimento da pessoa com TEA, especialmente crianças e jovens;
  • Mais suporte por parte dos profissionais.

O autismo é um transtorno frequentemente estudado, por isso o suporte científico em relação ao tratamento ainda está em atualização constante. Sabe-se que muitas áreas já contam com estudos ricos. Este é o caso da Educação Física.

LEIA TAMBÉM: 3 esportes coletivos para estimular a interação social de pessoas com autismo

 

Por que o professor de Educação Física na equipe multidisciplinar no tratamento do TEA é fundamental? 

O professor de Educação Física utiliza o movimento como uma prática adaptativa e, acima de tudo, de inclusão.

Muito além do condicionamento físico e da saúde do corpo, a Educação Física pode desempenhar um papel altamente positivo. Hoje, a falta da atividade física provoca riscos à saúde e aumenta o isolamento, enquanto uma rotina mais ativa combate doenças e promove a inclusão.

Portanto, a prática de exercícios orientada por um professor de Educação Física facilita a comunicação e, consequentemente, contribui para a formação de uma pessoa com TEA mais feliz, independente e participativa.

CONTINUE LENDO: 7 sugestões de esportes para crianças com autismo

Gostou deste artigo sobre o papel do professor de Educação Física em equipes multidisciplinares? Caso haja alguma dúvida em relação às brincadeiras ou ao autismo, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão. E fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!

Para ver nossos outros artigos, clique aqui!

One Comment on “O papel do professor de Educação Física na equipe multidisciplinar de TEA

Melina
13/09/2023 em 15:16

Olá, boa tarde!
Tenho uma filha TEA e estou procurando um modelo de plano terapêutico para professor de educação física trabalhar com ela. Não consigo achar isso em nenhum lugar. Tem algum modelo deste plano?

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *