Aulas de futebol ajudam na interação social de criança com TEA
Eu sempre falo que aulas de futebol, basquete, natação, entre muitos outros esportes, são fundamentais para o desenvolvimento mental e físico de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Hoje, vou falar um pouquinho mais sobre os benefícios da modalidade que é paixão nacional: o futebol.
Muito além do desenvolvimento motor e físico, as aulas de futebol estimulam a interação social, uma das áreas mais afetadas pelo TEA. Como sabemos, muitas crianças com autismo têm dificuldades em manter contato visual, têm dificuldades na comunicação e ficam muito agitadas.
Essa dificuldade de interação faz com que muitos pais não insiram a prática da atividade física na rotina dos filhos com autismo. Só que, apesar do medo da não adaptação, o esporte é considerado uma das melhores maneiras de inclusão social.
Para quebrar essa barreira, é importante apostar em uma atividade que agrade e estimule a criança. Neste contexto, uma das modalidades que mais se destacam são as aulas de futebol.
Por que escolher aulas de futebol?
O futebol é o esporte mais querido e praticado pelos brasileiros. Por isso, é fácil encontrar diversos clubes e centros de treinamento que dão aulas de futebol para crianças, adolescentes e adultos.
A popularidade desse tipo de atividade, aliás, é o que chama a atenção dos pais, já que permite que a criança se sinta parte de algo que é importante para ela. Por ser um jogo coletivo, o futebol também dá uma oportunidade para o jogador se socializar com outras pessoas e a criar laços de amizade e confiança.
Divertidas, e ao mesmo tempo desafiadoras, as aulas de futebol estimulam as crianças com TEA a olharem de uma forma diferente para o mundo.
Para garantir um resultado positivo no jogo, por exemplo, é preciso estabelecer contato visual, compartilhar a atenção, expressar emoções e responder rapidamente a determinadas situações.
A atividade também impulsiona o planejamento motor da criança. Com 11 pessoas de cada lado e um campo consideravelmente grande, a criança precisa exercitar a sua noção de tempo e espaço para poder jogar, chutar a bola e acertar o gol.
Apesar de altamente recomendada e de não haver nenhuma restrição, a prática de futebol por crianças autistas deve ser acompanhada por profissionais qualificados.
Como em qualquer esporte, é preciso que o profissional de educação física saiba instruir os alunos, avaliar a evolução de cada um e adequar as atividades de acordo com as necessidades particulares, considerando o comportamento e desenvolvimento motor.
Vale ressaltar que algumas crianças com TEA precisam de uma fase de adaptação com o local da aula, com o professor e com os colegas. Algumas delas podem precisar de uma atenção individual e, aos poucos, serem inseridas ao grupo.
Além disso, é sempre importante respeitar a capacidade e as limitações de cada aluno, saber que muitos deles trabalham melhor com dicas visuais. Logo, entender qual é a forma que a criança se comunica é fundamental. Eu penso que uma boa estratégia é inserir dicas visuais nas aulas, isso ajudará muitos alunos a entenderem melhor as instruções do professor.
Além de garantir uma prática adequada, esses cuidados permitirão identificar problemas como falta de concentração, comportamento inadequado e, principalmente, falta de motivação da criança.
LEIA MAIS: 7 sugestões de esporte para crianças com autismo
Gostou da minha dica sobre aulas de futebol para crianças com autismo? Espero que sim! Se quiser saber mais sobre a prática de esportes e TEA, acompanhe o nosso blog ou deixe seu comentário!
Leia mais artigos aqui.
Jenfier
30/09/2021 em 20:13Meu filho ama futebol.
Ele aprendeu a jogar na clínica onde fazia terapia, quando tinha 5 anos.
Hoje tem 17anos e jogar futebol ajudou na alfabetização, aprendeu a contar e usar números,
Na clínica todas as terapeutas usavam essa ferramenta para socialização, motricidade e etc…
Até hoje é uma ferramenta de inclusão!
Tiago Toledo
30/09/2021 em 20:28😍😍😍😍
Tiago Toledo
20/01/2022 em 21:32😍😍😍😍😍
Renobia
21/02/2022 em 20:04Gostaria colocar meu filho futebol rj ele tem aspecto autista.
RITA DE CASSIA DE OLIVEIRA LIMA
03/11/2024 em 09:02Meu neto Gael tem autismo 3 essa escola de futebol é localizada em são Paulo
Moro na zona leste são Mateus
Poderia me passar mais informações