Close

09/06/2022

3 esportes coletivos para estimular a interação social de pessoas com autismo

esportes-coletivos-crianças-com-autismo

Os esportes coletivos são excelentes aliados para estimular a convivência social de crianças com autismo. Essas atividades envolvem diferentes etapas e regras e, acima de tudo, a necessidade de interagir com outras pessoas para chegar a um resultado.

A prática de atividades físicas e esportes são de grande importância para o desenvolvimento de crianças com TEA. Entre tantos benefícios, ajudam na coordenação motora e na disciplina, uma vez que é necessário entender as regras e os comandos do professor.

Por que usar os esportes coletivos com crianças com TEA?

Os esportes coletivos são atividades que estimulam e ensinam algumas regras que acompanham a criança por toda a vida. Especialmente entre pequenos com TEA, essas iniciativas estão entre as melhores soluções para iniciar o convívio em sociedade.

Todo esporte coletivo conta com regras que precisam ser seguidas à risca para vencer. Seja no futebol, no basquete, no vôlei etc, quem participa precisa entender o que pode ou não fazer para marcar pontos e avançar.

A sociedade não é tão diferente disso. Pelo contrário, as convenções sociais são bem parecidas, com normas e regras claras para viver adequadamente.

Isso torna todo o processo de aprendizado mais fácil e os futuros jovens entendem com mais facilidade a necessidade de seguir princípios sociais.

Esportes coletivos para crianças com autismo

Os esportes coletivos são geralmente praticados em parques, centros comunitários e ginásios. E vale destacar que as atividades necessitam de cuidados. Por isso, evite lugares muito fechados, com superlotação ou sem condições de acessibilidade, e, acima de tudo, fique sempre próximo ao seu pequeno para dar segurança e apoio.

Confira abaixo três esportes coletivos para incentivar a interação social de crianças com autismo:

     1.Futebol

futebol-esportes-coletivos

O futebol é uma jogo com muitas regras e participantes. Justamente por isso, está entre as principais formas de estimular crianças com TEA a fazerem contato e novos amigos.

Além da atividade física em si, o futebol também se destaca por ter uma boa infraestrutura. Por ser uma paixão nacional, você encontra escolinhas de futebol espalhadas por centenas de cidades brasileiras.

     2.Voleibol

voleibol-esportes-coletivos

O voleibol precisa de menos espaço e basta uma bola e uma rede para poder jogar. Aqui, além das regras, assim como o futebol, a atividade se destaca por ter um menor número de jogadores, o que pode facilitar a interação dos pequenos.

Além disso, o voleibol tem momentos mais individuais, como nas horas de sacar e cortar, e outros mais coletivos, como o posicionamento da bola para o colega.

     3.Polo aquático

polo-aquatico-esportes-coletivos

O polo aquático é bem parecido com o handebol e nele o jogador marca pontos ao arremessar a bola no gol do adversário. Aqui, não há muitas regras e nem jogadores, e não tem tanto contato quanto no futebol.

Porém, os jogadores precisam jogar a bola para outros colegas, por isso a vitória depende da interação entre as crianças, tornando todo o processo de entrosamento entre os pequenos bastante natural.

LEIA MAIS: Exercícios para desenvolver a coordenação motora ampla

Gostou da lista de esportes coletivos que estimulam a interação social? Caso haja alguma dúvida em relação às brincadeiras ou ao autismo, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão. E fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!

Para ver nossos outros artigos, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *