Close

14/11/2019

Jogos de tabuleiro para estimular a função cognitiva dos praticantes com autismo

Entre as iniciativas que julgo serem de grande valor para as crianças estão os jogos de tabuleiro. A quantidade de benefícios que essas atividades oferecem são inúmeras, mas pouco difundidas nos dias de hoje.

Sei que é difícil competir com a era da tecnologia, repleta de aplicativos e jogos individuais de celulares. Porém, acho de extrema importância resgatar a cultura dos jogos de tabuleiro, seja com crianças neurotípicas, seja com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De maneira divertida e bem lúdica, é possível desenvolver habilidades variadas por meio de dados, cartas e regras, tornando as crianças socialmente preparadas para enfrentar o mundo.

Por isso, resolvi escrever este artigo para mostrar a você, que é pai de uma criança com autismo ou profissional especialista no assunto, o bem que os jogos de tabuleiro podem fazer aos pequenos com TEA.

LEIA MAIS: Atividades para melhorar o desenvolvimento motor infantil

Benefícios dos jogos de tabuleiro para as crianças com autismo

Mesmo que cada jogo de tabuleiro possua suas regras, formatos de tabuleiro e peças, todos de uma maneira geral oferecem estímulos bem semelhantes. Veja:

Função cognitiva: os jogos de tabuleiro aumentam as conexões cerebrais da criança, fazendo com que ela se concentre melhor na atividade, compreenda as regras, entenda as noções de ação e consequência e consiga planejar formas de alcançar o objetivo proposto.

Coordenação motora: as crianças com autismo costumam apresentar diferentes graus de dificuldade na coordenação motora ampla (pular e correr) e na coordenação motora fina (abotoar roupas e pegar objetos). Esses desafios são constantes nos jogos de tabuleiro: é preciso pegar e jogar dados e, dependendo das regras, pede a execução de movimentos amplos do corpo para cumprir as tarefas.

Aprendizado de formas e números: a maioria dos jogos de tabuleiro possuem dados, pinos com formas geométricas, letras e números de casas, uma forma de estimular a criança a entender diferentes conceitos que vão ajudá-la no dia a dia.

Estimulação emocional: todo jogo de tabuleiro desperta emoções. A cada partida a criança é convidada a desenvolver sua autoconfiança, autoestima e entender que ganhar ou perder faz parte da vida.

Aumento das relações sociais: a interação social é uma das principais dificuldades das crianças com autismo. Para superar esta barreira aos poucos, a sugestão é utilizar os jogos de tabuleiro. De maneira lúdica, a criança precisa interagir com o seu oponente ou se unir à sua equipe se quiser vencer o desafio proposto pela atividade.

União familiar: é importante que irmãos, pais e demais familiares participem das terapias propostas pelos profissionais especializados, até como forma de estender os aprendizados. Pensando que os jogos de tabuleiros estimulam a aproximação física e emocional das pessoas, que tal recorrer a eles a passar mais tempo com as crianças?

E quais os jogos de tabuleiro mais indicados?

Bem, o jogo mais indicado vai depender das necessidades da criança e do grau de estimulação desejado. As crianças muito novas podem ser estimuladas a participar do processo movendo peças ou jogando dados, por exemplo.

Os jogos educativos e que estimulam as funções cognitivas são interessantes para as crianças com autismo que estão em fase escolar e que precisam desenvolver habilidades como memória, atenção e disciplina.

Para estimular a coordenação motora ampla, a sugestão é utilizar jogos que necessitem mexer com o corpo, como danças e mímicas.

Ou seja, as possibilidades são inúmeras e destinadas às mais diferentes necessidades. Temos à disposição opções como xadrez, damas, ludo, gamão, banco imobiliário, jogo da vida e detetive.

Para escolher os jogos de tabuleiros que, mais do que diversão, estimulam as crianças de maneira estratégica, é importante conversar com os profissionais envolvidos na terapia.

Gostou do meu artigo sobre jogos de tabuleiro? Espero que sim! Caso haja algum assunto relacionado ao autismo que você tenha dúvidas, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão. E fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!

Para ver nossos outros artigos, clique aqui.

12 Comments on “Jogos de tabuleiro para estimular a função cognitiva dos praticantes com autismo

Jacki
18/01/2020 em 14:20

I am sure this paragraph has touched all the internet viewers, its really really
nice piece of writing on building up new web site https://courtier-hypothecaire-multi-prets.com

Responder
Tiago Toledo
12/06/2020 em 11:36

Sorry?

Responder

Hi! I’m at work browsing your blog from my new iphone! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your
posts! Keep up the outstanding work!

Responder
Tiago Toledo
12/06/2020 em 11:36

Thank you very much

Responder

Your pictures look wonderful !!! https://bit.ly/3az58V0

Responder
g
15/06/2020 em 16:51

Excellent blog! Do you have any recommendations for aspiring writers?
I’m hoping to start my own website soon but I’m a little lost
on everything. Would you suggest starting with a free platform like WordPress
or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m completely overwhelmed ..
Any tips? Bless you!

Responder
Tiago Toledo
28/08/2020 em 18:28

Hi, I suggest starting on a free platform and gradually boost your articles, hope I helped.

Responder
g
16/06/2020 em 07:02

What’s up, I check your new stuff regularly. Your humoristic
style is awesome, keep it up!

Responder
g
16/06/2020 em 18:05

I was suggested this website by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him
as nobody else know such detailed about my trouble.
You’re wonderful! Thanks!

Responder
g
17/06/2020 em 15:56

Thanks for finally talking about > Jogos de tabuleiro para estimular a função cognitiva dos praticantes com autismo | Esporte e Inclusão < Liked it!

Responder
Brayden
21/10/2020 em 21:56

Hi there! This post could not be written any better!
Reading through this article reminds me of my previous roommate!
He constantly kept preaching about this. I most certainly will
send this post to him. Pretty sure he’ll have a very good read.
I appreciate you for sharing!

Responder
Tiago Toledo
05/11/2020 em 12:42

Thank you very much, I’m glad that you had a great reading, the purpose of the website is to bring information about ASD

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *