Close

14/05/2020

Galeria Aut: projeto reúne obras de arte assinadas por pessoas com autismo

Obra de arte

Existem muitos autistas que encontraram nas obras de arte uma maneira diferente de expressar sentimentos e emoções.

E foi justamente este entendimento que fez a musicista Meiry Geraldo criar a Galeria Aut – GAUT (Galeria de Arte feita por Pessoas com Autismo), em outubro de 2014.

Hoje, o local reúne mais de 1.500 obras de arte de mais de 170 crianças, adolescentes e adultos com autismo. São desenhos, vídeos, fotografias, pintura literatura, música, entre outras formas de expressão que já foram vistos por pessoas de mais de 110 países. Clique aqui para conhecer alguns trabalhos.

A Meiry foi a nossa entrevistada sobre o uso da musicoterapia com crianças com autismo e, agora, retomamos o contato para conhecer melhor este projeto tão bonito que foi criado por ela em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A musicista conta que a criação da Galeria Aut foi inspirada em seu filho, o Artur, quando ele tinha oito anos. “Artur tem autismo grave, no entanto, aprendeu desde cedo a fazer fotos e filmar. Um dia assisti a um vídeo que ele fez, bem ‘diferente e bizarro’. Ele filmou os próprios pés dentro da cama elástica. Deitado, colocou suas pernas sobre uma bola de pilates que estava na cama elástica e começou a bater seus pés.”

Na mesma ocasião, Meiry me contou que assistiu a um filme que mostrava um quadro com vários pingos de tinta sendo vendido por “milhares de dólares”. A cena a remeteu a uma exposição que viu em Madri, no museu Rainha Sofia, onde havia vários vídeos que retratavam faces de idosos dormindo. Aí teve um insight. “Por que não expor o vídeo do meu filho? Por que não criar um espaço para pessoas com autismo?”.

E assim surgiu a “Galeria Aut. “Nosso espaço está aberto a todos autistas, amigos e familiares”, declarou.

A importância das obras de arte para pessoas com autismo

Como boa incentivadora da arte, Meiry aproveitou para ressaltar os benefícios que a arte proporciona. “A arte possibilita trabalhar a coordenação motora, permite ao artista expressar suas emoções, aflorar seus sentimentos, criar personagens e transmitir mensagens que muitas vezes, no caso do autismo, podes ser difíceis de se tornarem verbais.”

Os artistas chegam à Galeria Aut através das mídias sociais. A maior parte deles vem com o dom e o interesse pela arte. “Nossa ajuda para eles é no âmbito da autoconfiança e autoestima. Ao valorizarmos a sua arte, potencializamos o reconhecimento das suas habilidades, descobertas e realizações. Fortalecemos e motivamos as suas ações e explorações artísticas”, explica Meiry.

Todos os temas das exposições das obras de arte e os eventos da Galeria Aut vêm de toda produção dos artistas em suas mais variadas formas de expressão. As exposições são definidas em conjunto com próprios autistas ou responsáveis.

“O tema e o título da exposição nós deixamos que eles decidam. A equipe da galeria se encarrega de fazer o convite e proporcionar o espaço, a montagem e a divulgação. Desse modo, contribuímos para a circulação da arte e expressão dos nossos artistas.”

Obras de arte ganham diferentes espaços na cidade mineira

A ideia inicial da Galeria Aut era expor obras de arte de forma virtual. Felizmente o projeto cresceu e, há dois anos, são realizadas exposições físicas em espaços públicos da cidade. As obras de arte podem ser apreciadas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Fora isso, a Galeria Aut incentiva eventos ligados à música, que embalam rodas de conversa com pais e com pais e autistas. Outro destaque dessa manifestação artística é o Flashmob Inclusivo, movimento organizado e inspirado em crianças, adolescentes e adultos especiais, que se juntam para participar de uma produção sonora/musical em um local determinado.

“O objetivo do Flashmob, feito em parceria com a Musicoterpia BH, é promover a inclusão de uma forma prazerosa e musical”, reforçou Meiry.

Vale lembrar também do projeto “Uma Sinfonia Diferente”, um musical estrelado somente por pessoas com autismo, iniciado em 2015, com a musicoterapeuta Ana Carolina Steinkopf, em Brasília.

“A iniciativa é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar que trabalha com as pessoas com TEA e realiza atividades como a musicoterapia. Belo Horizonte terá o seu primeiro espetáculo realizado neste ano de 2020. O musicoterapeuta responsável por trazer este projeto para Belo Horizonte é o Gabriel Estanislau, da Casa de Musicoterapia”, contou a musicista.

A meta agora para a Galeria Aut é ter um espaço para proporcionar oficinas de arte em todos âmbitos para pessoas com autismo. Enquanto este sonho não sai do papel, o espaço oferece outras atividades para os artistas com autismo: o “Concurso de Arte para Pessoas Com Autismo” e “A Música e a Voz do Autismo”, um concurso musical feito em parceria com a musicoterapeuta Simone Presotti Tibúrcio, da Musicoterapia BH.

Você poder ajudar a manter a manter a Galeria Aut!

A Galeria Aut se mantém atualmente com o trabalho da Meiry Geraldo e da sua família. No momento, para angariar fundos, as pessoas podem fazer doações. Para ajudar, basta clicar aqui.

Meiry finaliza deixando uma mensagem: “Esperamos que as obras de arte dos nossos artistas autistas tenham o verdadeiro reconhecimento e valor e toquem nossos corações, tornando nosso mundo muito mais inclusivo e dando a eles a mesma oportunidade de participação e acesso em nossa sociedade.”

Gostou do artigo sobre já Galeria Aut? Espero que sim! Caso haja algum assunto relacionado ao autismo que você tenha dúvidas, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão. E fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!

Para ver nossos outros artigos, clique aqui.

Créditos das imagens:
Imagem principal: “Raposa do Cruzeiro” – Vinicius de Souza Pereira – 24 anos
Imagem 2: “Desenho” – Lucas José Santos Miranda – 5 anos
Imagem 3: “Paisagem” – Matheus Jackson Nunes Pereira – 17 anos
Imagem 4: “Bichos” – Thor Kopperud – 12 anos

9 Comments on “Galeria Aut: projeto reúne obras de arte assinadas por pessoas com autismo

Regina dos Santos da Silva
14/05/2020 em 11:46

Amei todas essas informações tenho um filho com autismo moderado e ele ama desenhar também

Responder
Tiago Toledo
12/06/2020 em 11:14

Regina, ótimo que ele ame desenhar, aproveite muito esse interesse dele.

Responder
Vera Lúcia Sigismondi
14/05/2020 em 12:12

Agradeço a Esporte e Inclusão pela entrevista!
Conheço pessoalmente a Meiry e não sei de outra pessoa que mergulhou tão a fundo, com otimismo e seriedade a ajudar autistas envolvendo a própria família e surpreendendo positivamente, a cada dia, todos ao seu redor! Com alegria, energia e entusiasmo a Meiry segue galgando espaço e reconhecimento por seu trabalho amoroso e profissional ao mesmo tempo!
Através do livro “Unidas Pelo Autismo”, onde a Meiry e outras mães, dão seu depoimento pessoal, pude ter uma ideia do que é ser mãe de um autista!
A Galeria Aut é também fruto dessa incansável dedicação!
E tudo que vem de tanto amor só pode ser lindo e emocionante!
Parabéns!
Vera

Responder
Esporte e inclusão
12/06/2020 em 10:15

Muito obrigado!!! Ficamos felizes que tenha gostado 🥰

Responder
yetiskin
19/12/2020 em 14:59

I truly appreciate this article. Really thank you! Really Cool. Shaine Gunter Conrado

Responder
turkce
19/12/2020 em 19:47

I just like the helpful info you supply in your articles. Celie Bret Tilford

Responder
altyazili
19/12/2020 em 22:35

You made some good points there. I did a search on the issue and found most people will go along with with your website. Lind Valle Polivy

Responder
altyazili
20/12/2020 em 01:02

Hi colleagues, nice post and nice urging commented at this place, I am really enjoying by these. Mellie Dolf Dardani

Responder
Tiago Toledo
07/02/2021 em 16:10

Hello, thanks, you mean part 2 of this article? Unfortunately not but keep following the website, we share a lot if interesting article about autism and sports

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *