Como trabalhar o equilíbrio corporal de pessoas com TEA?
O equilíbrio corporal é a habilidade de manter o corpo em pé em diferentes situações. Para chegar neste resultado, é necessário considerar dois tipos de equilíbrio: o estático e o dinâmico.
O equilíbrio estático diz respeito aos momentos em que o corpo fica parado, isto é, não há forças que mexam o corpo e tão pouco o corpo em si tem a intenção de se mover, correr, pular, agachar etc.
Por outro lado, o equilíbrio dinâmico considera situações nas quais há a intenção ou a interferência de algo que mexa no equilíbrio da pessoa. Portanto, o corpo se move de supetão e consegue se manter firme graças ao equilíbrio dinâmico.
E como aprimorar o equilíbrio corporal em crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista?
Equilíbrio corporal em pessoas com autismo
O equilíbrio corporal está ligado aos sistemas vestibular e proprioceptivo. Em crianças e jovens com TEA, este sistema costuma ser alvo da terapia ocupacional, que usa diferentes técnicas para desenvolvê-lo.
LEIA MAIS: Como lidar com a sensibilidade sensorial das crianças com autismo?
A partir do profissional de TO e do alinhamento junto ao professor de Educação Física, o primeiro passo é reconhecer os déficits da criança, jovem ou adulto. Nesta etapa inicial, há um circuito de atividades que variam conforme a idade.
Por exemplo, o simples andar de linha reta pode ser um sinal de que há a necessidade de trabalhar e trazer exercícios específicos para melhorar o equilíbrio corporal, guiando-se pelos equilíbrios estático e corporal.
Dicas para melhorar o equilíbrio corporal de pessoas com autismo
Tendo em mente que o equilíbrio corporal pode ser estático (corpo parado) ou dinâmico (em movimento), há diferentes dicas que melhoram e dão mais firmeza à pessoa com TEA.
Abaixo, você encontra dicas importantes:
1. Parado, levante o pé esquerdo
Em um espaço simples, como salas, quintais e cômodos amplos, você pode passar um exercício para a pessoa com TEA que consiste em ficar parado e levantar o pé esquerdo entre 5 e 8 segundos e depois repetir o movimento com o pé direito.
Feito isso, o tempo deve ser aumentado conforme o desempenho da pessoa. Como resultado, você melhora o equilíbrio estático. Vale a pena destacar que muitas vezes o apoio através de uma segunda pessoa é fundamental!
2. Utilize uma corda e a siga
Para trabalhar o equilíbrio dinâmico, a corda costuma ser uma atividade bastante acessível. Aqui, você deve orientar a criança, jovem ou adulto para andar em cima da corda que está posicionada no chão. Caso não haja corda, basta fazer um traço no chão.
Essa prática auxilia na orientação espacial e a repetição das idas e vindas doutrina o corpo para ganhar equilíbrio corporal, principalmente dinâmico.
3. Circuito
Ainda para trabalhar o equilíbrio dinâmico, um pequeno circuito pode ser uma excelente alternativa. Neste exercício, você define pontos de referência para contornar e cumprir determinada rota.
Não é necessário que corra. Passos mais apressados são o suficiente e causam um desequilíbrio natural, fazendo com que o corpo se esforce e encontre mais equilíbrio.
Gostou deste artigo sobre o equilíbrio corporal em pessoas com TEA? Caso haja alguma dúvida em relação às brincadeiras ou ao autismo, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão. E fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!
Para ver nossos outros artigos, clique aqui.