Close

16/04/2020

Como o judô contribui para o desenvolvimento de alunos com autismo

Judo

Você sabia que o judô oferece tantos benefícios para alunos com Transtorno do Espectro Autista quanto outras artes marciais, como karatê e taekwondo?

Para entender melhor sobre os benefícios dessa luta, eu conversei com Aurélio Antonio Rosa, sexto Dan de faixa preta em judô e professor de judô desde 1985. Atualmente compartilha seus conhecimentos no Colégio Objetivo, unidades Teodoro, Alphaville e Granja Viana, e no Instituto Divino para crianças carentes.

Quando se fala em artes marciais, as pessoas pensam que são todas iguais. Mas a realidade não é bem essa. Enquanto no karatê, por exemplo, são desferidos golpes com pés, mãos, joelhos e cotovelos, no judô não tem o combate próximo e o adversário é levado ao chão por meio de técnicas de agarre, usando manobras do corpo.

Judô, na tradução, significa caminho suave. A arte marcial trabalha mente, espírito e físico, sendo considerada também uma importante técnica de defesa pessoal, configurando-se como um esporte bastante eficiente no desenvolvimento de crianças com autismo.

LEIA MAIS: Aulas de capoeira para crianças com autismo

Benefícios do judô para as pessoas com autismo

Além da disciplina e da obediência, dois conceitos importantes que as artes marciais têm em comum, o judô ajuda as pessoas com TEA a desenvolverem a consciência corporal, aumentando a autonomia do aluno.

O condicionamento físico é outro benefício importante desenvolvido pelo judô. O aluno com autismo aprende a controlar o próprio corpo e ainda fortalece partes importantes, como abdômen, braços e pernas.

As aulas de judô também melhoram o raciocínio lógico, a paciência, o controle das emoções e o equilíbrio corporal. Para derrubar o adversário é necessário manter a concentração e entender o movimento certo a ser feito.

Vale lembrar que o judô é uma arte marcial excelente para desenvolver o respeito, seja com o professor, seja com o oponente. Esse conceito é facilmente levado para fora do tatame, sendo praticado em casa, na escola e em outros grupos sociais.

Gostou do artigo sobre judô para crianças com autismo? Espero que sim! Caso haja algum assunto relacionado ao autismo que você tenha dúvidas, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão. E fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!

Para ver nossos outros artigos, clique aqui.

4 Comments on “Como o judô contribui para o desenvolvimento de alunos com autismo

Tiago Toledo
05/02/2021 em 21:43

Around 3 years 😉

Responder
Tiago Toledo
05/02/2021 em 21:44

😍😍😍

Responder
Tiago Toledo
05/02/2021 em 21:45

Thank you!!!

Responder
Tiago Toledo
08/02/2021 em 22:02

Thank you!!!

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *