Benefícios que o skate oferece para pessoas com autismo
Será que esportes radicais, como o skate, são indicados para crianças com autismo? Bem, eu penso que a escolha da atividade depende da idade, interesse da criança e das habilidades que ela precisa desenvolver.
Uma das principais exigências para se praticar skate é concentração e o equilíbrio, que são aprimoradas durante a atividade. Elas que vão permitir que o aluno, seja com TEA, seja com o desenvolvimento típico, se prepare adequadamente para realizar as manobras, aprender a utilizar os equipamentos de segurança (ponto fundamental para o aprendiz ter segurança) e evitar lesões nas quedas.
Trabalhar a atenção e o foco da criança com TEA é muito importante, de forma que ela poderá entender comandos e executar determinadas tarefas com menor chance de erro ou risco de se machucar.
Equilíbrio: o ponto-chave do skate
Outro benefício bem interessante do skate é o equilíbrio. Ficar em pé ou se movimentar sobre rodinhas não é tão simples quanto parece. É preciso adotar a postura adequada e utilizar a força das pernas, do abdômen e posicionar corretamente os braços para manter o equilíbrio. E, uma vez que a postura corporal costuma ser um desafio para as crianças com TEA, o skate se torna uma boa dica de esporte.
Por exigir muito da musculatura, o skate garante um bom condicionamento físico e aeróbico à criança. Ele também desenvolve a força, melhora o sistema cardiovascular e aumenta a flexibilidade do corpo.
A prática do skate, e de outros esportes, também ajuda a espantar o estresse e a ansiedade. Durante a atividade o corpo libera a endorfina, substância conhecida como hormônio da alegria, e a dopamina, que tem efeito tranquilizante.
E se o maior obstáculo identificado nas crianças com TEA é a interação social, o skate ajuda a “quebrar” o gelo. Uma pista de skate atrai meninos e meninas, que param para assistir às manobras e ajudar quem ainda está iniciando no esporte.
LEIA MAIS: Entenda os benefícios da escalada para pessoas com TEA
O skate exige cuidados
Ao perceber que seu filho ou filha com autismo mostrou interesse pelo skate, o primeiro passo é procurar um profissional capacitado para buscar orientações.
O skate é um esporte que exige monitoramento e cuidado, de forma que a criança se divirta e aprenda a cair sem risco de desenvolver medos ou traumas.
Existem vários tipos e tamanhos de skate e o professor saberá qual o modelo ideal para o seu filho. Também não se esqueça de providenciar todo o equipamento de proteção, que inclui capacete, joelheiras, cotoveleiras, caneleiras e até munhequeiras.
LEIA TAMBÉM: Como escolher o exercício físico ideal para o seu filho?
Gostou do artigo sobre skate? Caso haja algum assunto relacionado ao autismo que você tenha dúvidas, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão. E fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!
Para ver nossos outros artigos, clique aqui.