Atividades ao ar livre para divertir as crianças
Que tal aproveitar o clima do verão para praticar atividades ao ar livre com as crianças? Os pais ou tutores de crianças com espectro autista tendem a considerar difícil a tarefa de levar brincadeira e aprendizado por conta de algumas barreiras geradas pelo transtorno.
Porém, brincadeiras ao ar livre são importantes no processo de desenvolvimento da coordenação motora ampla e da capacidade sensorial das crianças, por isso não precisam ser deixadas de lado e podem ser adaptáveis para o conforto dos pequenos.
Ao praticar uma atividade com uma criança no espectro autista, você consegue conhecê-la melhor, explorando sua personalidade, os estímulos verbais e as interações que geram os sentimentos de segurança, felicidade e conforto.
Para que você consiga desenvolver essas brincadeiras da melhor maneira, reuni algumas sugestões de atividades que podem ser adaptadas e praticadas ao ar livre, aproveitando os dias ensolarados e o clima agradável do verão para divertir a criança.
LEIA MAIS: Pai de crianças com TEA: uma história de amor e superação
6 atividades ao ar livre para divertir as crianças neste verão
Na hora de desenvolver uma atividade com uma criança com autismo, adaptações podem ser necessárias para que não haja um desconforto com a brincadeira proposta.
Estímulos como sons altos e imagens impactantes podem ser desagradáveis, assim como a utilização excessiva de palavras durante a brincadeira. Lembre-se: é fundamental respeitar os limites, acompanhando o nível de verbalização da criança, e observar seu comportamento diante de cada brincadeira.
Sabendo disso, que tal começar a praticar as atividades a seguir, aproveitando um espaço ao ar livre?
Pega-Pega: através dessa brincadeira é possível incentivar uma conexão interpessoal com a criança, inicialmente atuando no papel de “pegador” para aproveitar sua linguagem corporal e gerar um sentimento de expectativa na criança.
Bolinhas de sabão: captar a atenção de uma criança com TEA não é uma tarefa simples, e por isso essa brincadeira pode ser ideal para começar a estimular a atenção. Você pode criar bolinhas de sabão aos poucos, utilizando de algumas técnicas como tons de voz divertidos ou caretas para deixar a criança interessada.
Jogar bola: de uma maneira geral, a bola sempre ganha a atenção das crianças e é um objeto que abre espaço para várias brincadeiras. Inicialmente você pode explorar o interesse do seu filho jogando a bola até a criança e analisando seu interesse em relação ao brinquedo.
Massinhas de modelar: a massinha é outra brincadeira que gera inúmeras possibilidades para a criança. Você pode deixá-la se sujar e criar suas próprias formas de uma maneira livre, aproveitando para desenvolver a criatividade e a coordenação motora fina.
Acampamento: criar um acampamento no seu quintal com travesseiros, lençóis e uma barraca pode ser o cenário perfeito para passar um tempo maior com a criança, criando histórias, desenvolvendo outras atividades como quebra-cabeça e pintura, cantando músicas e até mesmo observando o céu em uma noite agradável.
Circuito de obstáculos: para desenvolver a coordenação motora ampla, você pode criar um circuito de obstáculos utilizando objetos e brinquedos para estimular movimentos como saltos e corridas. Ao criar a atividade, você pode acompanhar a criança aos poucos, até que ela se sinta confortável para completar todas as etapas de uma forma mais rápida.
Ao brincar com a criança com TEA, tenha em mente que o autismo é apenas uma das características presentes. Explore a diversão moldando a brincadeira do seu jeito, sem se prender aos exercícios e métodos. É importante deixar a criança livre para encontrar seus próprios gostos dentro de uma atividade e se divertir de uma maneira leve.
LEIA TAMBÉM: EUA atualiza dados sobre prevalência do autismo
Gostou do artigo sobre atividades ao ar livre para divertir as crianças? Eu espero que sim!
Caso haja algum assunto relacionado ao autismo que você tenha dúvidas, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão. E fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!
Para ver nossos outros artigos, clique aqui.