Livros infantis com personagens com autismo para ler com os filhos
Os livros infantis permitem que as crianças mergulhem em um universo lúdico, cheio de fantasias e de faz-de-conta. A leitura permite à criança torcer e se emocionar com a aventuras do personagem e levar as lições aprendidas para o seu dia a dia.
Essa atividade prazerosa também pode ser praticada entre pais e seus filhos com autismo. Pessoas com TEA apresentam alguns desafios no campo da comunicação, e a leitura pode ajudar a quebrar algumas barreiras e gerar mais autonomia.
Para as crianças com autismo, a leitura pode não ser tão divertida em um primeiro momento. Isso porque exige alto grau de atenção e capacidade de compreensão e memorização de cada aventura vivida pelo personagem.
Ao mesmo tempo, as cores e as ilustrações dos livros infantis são estratégias que ajudam a prender a atenção da criança, que passa a criar uma conexão com o processo de leitura.
Como criar uma relação entre a criança autista e os livros infantis?
Felizmente, a leitura é um prazer democrático e procura atender às mais diferentes necessidades dos leitores. Alguns livros infantis, por exemplo, possuem personagens com autismo, aproximando o pequeno leitor (ou ouvinte) da história que está sendo apresentada nas páginas do livro.
Na tentativa de sugerir uma atividade prazerosa para as famílias que possuem crianças com TEA e desejam despertar nelas o gosto pela leitura, selecionei cinco livros infantis que relatam diferentes aventuras com personagens com TEA. Confira:
Meu amigo autista
Escrito por Maria Eduarda, uma menina de apenas nove anos, este livro conta a história do seu novo colega de classe, João Pedro, um menino autista. A criança conta como enxerga o dia a dia a dia do colega e rela suas dificuldades, ao mesmo tempo que ajuda a quebrar barreira e preconceitos.
Cadê a criança que estava aqui?
Considerado o primeiro livro infantil com um protagonista com TEA, a história escrita por Tania Dourado fala das peripécias e idiossincrasias de Pablo, um menino autista. Contada por uma criança, o irmão mais velho de Pablo, a obra foi lançada em 1998.
O menino só
Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a Síndrome de Asperger, “O menino só” foi escrito por Andrea Viviana Taubman. Repleto de ilustrações, aborda em forma de versos o misterioso e complexo universo das pessoas com TEA.
Meu amigo faz iiiii
Neste livro infantil, a jornalista Andréa Werner conta a história de Bia e Nil, dois colegas de classe. Bia é a narradora e nota que seu colega Nil apresenta alguns comportamentos diferentes. Orientada pela professora, Bia começa a observar e a tentar compreender Nil.
Enquanto isso… no mundo do autismo
Escrito por Renata Julianelli e ilustrado por Nana Sievers, o livro conta a história de Tito e tem o objetivo de ajudar pais e professores a compreenderem o universo das pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista.
LEIA MAIS: 6 filmes sobre autismo que você precisa assistir
Gostou do artigo sobre livros infantis? Eu acredito que estes personagens muito especiais vão ajudar leitores de todas as idades a compreenderem melhor o universo autista.
Caso haja algum assunto relacionado ao autismo que você tenha dúvidas, use o espaço dos comentários para deixar sua sugestão. E fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!
Para ver nossos outros artigos, clique aqui.
Mariana
08/11/2023 em 10:34Olá qual o nome do livro que está na foto desse artigo ” Livros infantis com personagens com autismo para ler com os filhos”