Close

27/11/2017

Famosos com Síndrome de Asperger

Sempre que aparecem famosos com Síndrome de Asperger na mídia reacende a discussão sobre o tema. Muita gente acha que o jogador de futebol argentino Lionel Messi, o empresário americano Bill Gates e até o físico alemão Albert Einstein sejam portadores do Transtorno do Espectro Autista.

Já falamos em outro artigo aqui no blog sobre a Síndrome de Asperger, uma espécie de grau mais leve do autismo. Uma das características mais marcantes da síndrome é o interesse “exagerado” por um determinado assunto, seja um esporte, uma música, uma área de estudo, como matemática, ou qualquer outro tema, às vezes tornando-se um tanto quanto obsessivo.

Com inteligência, algumas pessoas com autismo acabam dominando o tema com maestria, porém nem sempre conseguem expressar esse conhecimento por meio da linguagem ou do vocabulário.

Por isso, quando alguém se destaca em algum segmento e, ao mesmo tempo, apresenta uma ou mais características do autismo, surgem especulações relacionando tal pessoa à Síndrome de Asperger.

Quando se trata de celebridades, porém, o diagnóstico nem sempre é divulgado ou mesmo confirmado publicamente. Às vezes, de fato, pode se tratar do transtorno ou ser apenas especulações. Confira alguns exemplos de possíveis famosos com Síndrome de Asperger.

Leia também: Autismo na adolescência e fase adulta

Banner Ebook

Possíveis casos de famosos com Síndrome de Asperger

Bill Gates

A norte-americana Temple Grandin, uma profissional extremamente bem-sucedida, autoridade no autismo e umas das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2010 pela revista Time, realizou um estudo sobre as características do empresário Bill Gates, dono da empresa de softwares Microsoft.

A análise, publicada no livro “Thinking in Pictures”, descreve os hábitos do executivo mais rico do mundo e a sua possível relação com a Síndrome de Asperger, sendo o mais contundente deles um frequente balanço na cadeira durante reuniões ou dentro do avião.

A publicação diz ainda que Bill Gates não gosta de manter contato visual e não interage muito socialmente, o que também poderia indicar o transtorno. Oficialmente, o fato não é confirmado.

Albert Einstein

Tratando-se de figuras históricas, existem teorias de que o físico e cientista alemão Albert Einsten (1879-1955) tenha sido portador da Síndrome de Asperger.

O diagnóstico não foi realizado em vida, apenas levantado bem depois por meio de pesquisas de personalidade e características realizadas pelas universidades de Cambridge e Oxford.

Einsten começou a falar somente com três anos de idade. De acordo com sua biografia “Word of His own: A storybook about Albert Einsten”, de Illana Katz, o gênio da física tinha receio de multidões e vivia sem amigos.

Há outra corrente de cientistas, porém, que discorda do diagnóstico, afirmando que Einsten era muito sociável e tinha um ótimo humor. O fato é que não podemos confirmar.

Lionel Messi

Entre os rumores de famosos com Síndrome de Asperger talvez o caso mais atual seja o do jogador de futebol argentino Lionel Messi. Os boatos começaram a se espalhar devido à dificuldade de Messi em lidar com entrevistas, além dos seus padrões de repetições – inclusive dentro de campo.

A verdade é que nada foi confirmado. Tanto a equipe médica que cuida do jogador quanto sua família negam que ele tenha algum tipo de transtorno do espectro autista. Mas e se tivesse?

É necessário ter cautela quando falamos do assunto. Não se trata de saber quem tem ou não tem a Síndrome de Asperger, seja famoso ou pessoa comum. O importante é entender que o autismo não é uma doença.

Ao receber o diagnóstico, os pais devem procurar ajuda especializada para buscar um maior desenvolvimento das habilidades de cada criança, preferencialmente com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, que vai focar na parte cognitiva, motora e física.

O importante é ter em mente que não devemos rotular ninguém, nem limitar o aprendizado das crianças. Precisamos desenvolver ao máximo o potencial de cada uma, para que ela tenha autonomia e independência e possa atuar na área que desejar!

Espero que tenha gostado do tema de hoje. Continue nos acompanhando no blog, deixe seu comentário e compartilhe nossos textos em suas redes sociais! Obrigado e até breve.

Leia mais: Inclusão escolar de alunos com autismo

7 Comments on “Famosos com Síndrome de Asperger

Patricia
13/07/2019 em 14:55

Thanks for the terrific article

Responder
Tiago Toledo
12/06/2020 em 14:40

Thanks!!!

Responder
Rafael Lira
03/11/2020 em 02:42

Oi, tudo bem ? gostei do site ! sempre que puder voltarei
aqui para acompanhar suas publicações. muito bom !
abraços de toda a equipe do http://www.fatosefatos.com

Responder
Tiago Toledo
04/11/2020 em 15:20

Muitissimo obrigado 😍

Responder
Rafael Lira
08/12/2020 em 07:08

Sempre que posso passo aqui nas suas publicações,
conteúdo muito bom e direto. Parabéns !! abraços de toda
a equipe do http://www.fatosefatos.com

Responder
Marlisa Zbinder
23/06/2023 em 23:41

Finalização da matéria perfeita!

Responder
Tiago Toledo
23/06/2023 em 23:48

Obrigado 👍

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *