Melhores jogos e atividades para crianças autistas

Como profissional de Educação Física, defendo que pessoas portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA) precisam ser constantemente estimuladas. Além da prática de exercícios físicos propriamente ditos, como natação e futebol, os jogos e atividades para crianças autistas são importantes para melhorar as habilidades motoras, funções cognitivas e aumentar a atenção e a interação social.
Toda e qualquer criança explora o mundo por meio da brincadeira, e no caso daquelas com autismo não é diferente. Portanto, para começar a interagir com elas o ideal é recorrer a brincadeiras lúdicas, que incentivem o aluno com TEA a fazer alguma ação.
Entre os jogos e atividades para crianças autistas mais recomendados estão os blocos de montar, eletrônicos ou desafios que sejam necessários reconhecer objetos ou repetir palavras.
É importante não levar em consideração a idade recomendada nas embalagens dos brinquedos, pois tudo vai depender do grau de autismo que a criança apresenta. Entretanto, vale lembrar que não só as crianças com autismo, mas as crianças neurotípicas também têm o costume de levar objetos à boca. Logo, fique atento para que as peças dos jogos não causem qualquer risco.
Como praticar jogos e atividades para crianças autistas
Estimular o campo sensorial é bastante importante quando falamos de crianças com autismo. Por isso, aposte em atividades que envolvam músicas ou o toque. É importante ressaltar que algumas crianças podem ter sensibilidade sensorial e podem, num primeiro contato, evitar essas atividades. Neste caso, é importante que profissionais e a própria família ofereçam atividades que sejam prazerosas e de interesse da criança e participem das atividades, de forma que sejam construídos laços mais estreitos de confiança e carinho entre os envolvidos.
Há casos em que a criança não se interessa por determinado jogo ou brincadeira, mas isso não significa que ela não vá aceitar participar da atividade um dia. Sendo assim, se o ela não quiser, não insista, caso contrário a atividade vai causar irritação. Encontre outra oportunidade para fazer novamente o convite.
Por mais difícil que seja iniciar qualquer tipo de atividade, a família não deve abrir mão de investir em jogos e atividades para autismo. Ao estimular a criança com TEA, profissionais, amigos e parentes perceberão ao longo do tempo uma melhora significativa na qualidade de vida, na interação social e na comunicação.
E vale lembrar que além dos jogos simples citados acima, as crianças autistas podem e devem praticar esportes regulares. Basquete, aulas de capoeira, corrida, futebol e bicicleta são alguns exemplos de atividades físicas que ajudam a estimular as atividades motoras e a interação social da criança com autismo.
Espero que tenham gostado do tema e, caso haja algum assunto relacionado ao autismo que você tenha dúvidas, deixe sua sugestão em nossos comentários!
E continue conosco no blog! Para ver nossos outros artigos, clique aqui.
SANDRA BERNARDINO TEIXEIRA BASTOS
19/02/2019 em 14:21BOA TARDE,
SOU PROFESSORA DE SALA DE RECURSO E PRECISO DE IDEIAS PARA JGOS PEDAGOGICOS PARA AUTISTA
Soraia Nunes Oliveira
26/04/2024 em 08:24A maior dificuldade que há em PEB é trabalhar com alunos autistas que os pais não aceitam e que não buscam alternativas pra melhorar o desempenho de seus filhos. Tanto que nem o laudo médico não trazem pra escola.