Close

Autismo e Esporte

A atividade esportiva deve ser incentivada desde a infância, pois já é de amplo conhecimento os benefícios que ela traz tanto para o desenvolvimento físico como para as funções cognitivas das crianças, tais como memória e atenção.

 

No caso de crianças com autismo, o esporte ganha ainda maior relevância, atuando como uma verdadeira terapia de estimulação cerebral e habilidades motoras.

 

A prática de atividade física acompanhada por profissionais da área – e com apoio de uma equipe multidisciplinar – pode trazer aos pequenos pacientes diversos benefícios: como equilíbrio, desenvolvimento físico e motor, coordenação dos movimentos e até contribuir na inclusão social.

Como o esporte pode ajudar no tratamento de crianças com autismo

 Melhora das funções cognitivas

 

 Maior habilidade motora

 

 Melhora a atenção e o equilíbrio

 

 Condicionamento físico

 Incentiva o momento de brincar

 

 Interação social

 

 Autoestima

 

 Independência

Atividades esportivas mais indicadas

 

A prática esportiva atua como um estímulo importante no tratamento das crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista. Isso porque elas dão suporte e desenvolvem as potencialidades motoras, físicas e até emocionais, ajudando-os a vencer as próprias dificuldades, contribuindo inclusive para a melhora da autoconfiança, interação com outras pessoas e até mesmo a comunicação.

 

Dessa forma, qualquer prática esportiva pode ser incentivada, como atividades de natação, basquete, futebol, bicicleta e atividades físicas específicas como subir escadas, lançar bolas e objetos, fazer saltos e circuitos de corrida e a corrida.

 Natação

 

 Basquete

 

 Futebol

 Bicicleta

 

 Corrida e Circuitos

 

 Exercícios específicos

É importante que todas as atividades sejam acompanhadas por um profissional de educação física, que vai orientar a criança corretamente durante a prática e também acompanhar a evolução do tratamento.