Entenda as vantagens das aulas de golfe para crianças com TEA
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Já pensou em colocar seu filho ou filha com autismo para fazer aulas de golfe? Se a resposta é não, acho importante você ler este artigo!
Em outubro de 2017, fui à Flórida para aprender sobre um Centro que oferece aulas de golfe para crianças com desordem do espectro do autismo e outras deficiências de desenvolvimento, chamado Els for Autism. A experiência foi muito interessante e aqui eu gostaria de falar sobre os benefícios do esporte.
O golfe é um esporte que exige muita estratégia. É necessário analisar uma série de variáveis para que a bola faça seu percurso corretamente e entre no buraco. A execução correta do movimento, a postura do corpo e a força aplicada no taco são alguns dos pontos que merecem cuidado e atenção durante as jogadas. Portanto, o esporte ajuda a aumentar os níveis de atenção e concentração.
Vale lembrar que o golfe também atua na perda de calorias, uma vez que o trabalho corporal em cada tacada e a caminhada até o buraco onde a bola precisa entrar exigem um grande gasto de energia, o que ajuda o praticante a manter o peso.
As aulas de golfe oferecem mais: ajudam a trabalhar a organização do aluno quando ele ajuda o professor a montar a aula, o aluno também aprende a utilizar os materiais com segurança, o aluno espera por sua vez, auxilia na saúde dos ossos, despertam a produção de hormônios que promovem o bem-estar e ativam a produção de vitamina D, porque o golfe é praticado ao ar livre, em contato direto com a natureza.
Soma-se à lista de benefícios a aceitação e atenção às regras do golfe, princípios que vão ajudar a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a melhorar a interação social e a convivência em sociedade.
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Como são as aulas de golfe no Els for Autism?
Falei com a Diretora de Operações da Els para o Autismo Marlene Sotelo via e-mail e pedi que ela explicasse um pouco sobre o processo de ensino deles. No Centro, crianças acima de 6 anos podem se inscrever nas aulas em grupo que duram 6 horas, 2 vezes por semana, num total de 12 sessões, mas nada impede que crianças menores (4 ou 5 anos de idade) joguem golfe em outro golfe programas.
Para melhorar a estratégia de aprendizagem e as rotinas dos alunos, o programa usa técnicas de ensino estruturadas e previsíveis.
Marlene mencionou que cada atividade é preparada e organizada com antecedência, com suporte visual para garantir que todos os participantes possam participar da aula com sucesso. Existem suportes visuais para as regras, quadros de comunicação para ajudar os participantes que precisam de suporte de comunicação expressivo, cartões de comunicação receptivos para os treinadores usarem para ajudar os alunos a entenderem as instruções verbais. Um apito sinaliza quando cada atividade começa e termina para ajudar nas transições.
O arranjo ambiental com suportes visuais ajuda os alunos a entender as expectativas de cada atividade durante as aulas de golfe. Há zonas de segurança claramente marcadas, faixas, placas de estação, aros de hula e marcadores de borracha coloridos para especificar onde os participantes devem ficar quando estiverem aguardando instruções.
“Para promover a participação ativa e evitar comportamentos desafiadores dos alunos, usamos um sistema motivacional estruturado. Usando um token board, reforçamos as habilidades de golfe direcionadas ao golfe e os conceitos de autismo introduzidos após cada 12ª sessão que oferecemos ”, acrescentou Marlene.
O estilo de ensino varia de acordo com a idade do aluno, habilidades motoras, capacidade de compreender instruções e vocabulário receptivo e expressivo. A ideia é concentrar as lições de golfe nas necessidades e habilidades individuais de aprendizado de cada aluno.
Portanto, para garantir que os alunos aprendam com sucesso, a Els for Autism Foundation tenta descobrir como cada pessoa aprende melhor (auditiva, visualmente, cinestesicamente ou uma combinação dos três), se tiver experiência anterior com golfe ou outras atividades físicas, se o aluno está interessado nas aulas ou se elas foram feitas para assistir às aulas, e com base no nível de comunicação receptivo e expressivo do aluno.
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De que forma as aulas de golfe influenciam o dia a dia dos autistas?
Marlene disse que os estudantes do espectro do autismo passam a maior parte do tempo participando de atividades educativas e terapêuticas, sem tempo para atividades de recreação para desenvolver as habilidades de comunicação social proporcionadas pelas atividades esportivas. As aulas de golfe são uma atividade de lazer que uma pessoa no espectro pode fazer sozinha ou com os outros.
“As aulas de golfe acontecem em um ambiente calmo e sereno, capaz de atender às necessidades sensoriais das pessoas no espectro. O esporte também permite que as metas individuais dos alunos sejam alcançadas com base em seu próprio conjunto de habilidades ”, disse Marlene.
O COO reiterou que as crianças em qualquer parte do espectro do autismo podem jogar golfe com o apoio necessário. As únicas exceções são aquelas que têm níveis de comportamento que não podem ser gerenciados pela pessoa que apóia o aluno durante a aula, como comportamentos autolesivos, agressão a outros e afastamento. Os alunos que exibem esses comportamentos são encaminhados para aulas particulares, onde podem ser fornecidos altos níveis de supervisão e instrução individual.
No Els Center of Excellence, os pais podem participar das aulas de golfe para incentivar seus filhos e aprender estratégias para ajudar a desenvolver habilidades de comunicação social. A família é incentivada a levar seus filhos a outros campos de golfe para renunciar à linguagem do golfe através de conversas e habilidades de golfe através da prática e da repetição.
Não é legal? Quer sejam aulas de golfe ou qualquer atividade física, é importante que os pais estejam envolvidos e tragam os conceitos aprendidos para outros espaços. Dessa forma, as pessoas do espectro aprenderão a aplicar o que aprenderam no dia-a-dia e a se tornarem mais independentes e felizes!
Espero que você tenha gostado deste artigo sobre os benefícios das aulas de golfe. Se houver alguma questão relacionada ao autismo, deixe-a na seção de comentários. E sinta-se à vontade para compartilhar nossos artigos nas redes sociais!
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Marisa
06/06/2019 em 21:38Tiago, parece ser muito bom, mas acredito que todo o esporte é importante e poderá contribuir. Meu filho, quando pequeno, teve aulas de natação, aprendeu a nadar; teve aulas de judô e chegou a ganhar medalhas na categoria iniciante; também aprendeu a jogar boliche e foi excelente para o seu desenvolvimento! Esses esportes fizeram toda a diferença na vida dele, que hoje dia é adulto!
Tiago Toledo
12/06/2020 em 11:43Com certeza Marisa, a escolha do esporte vai depender de cada um, porque tem pessoas que gostam de praticar esportes coletivos e outras gostam de praticar esportes individuais.