5 livros sobre autismo que você precisa conhecer
Você sabia que 1 em cada 59 crianças está dentro do transtorno do espectro autista (TEA)? Os dados são do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CD), nos Estados Unidos, que realizou um estudo sobre autismo e revelou, ainda, um aumento de 15% nesse número nos últimos dois anos.
O autismo nada mais é do que transtornos que causam problemas relacionados à interação, desenvolvimento e comportamento social das pessoas. O assunto, aliás, tem sido pauta de vários debates em todo o mundo, devido à sua importância e, principalmente, ao fato de que, ainda hoje, muitas pessoas não sabem lidar com o comportamento das pessoas com o transtorno.
Como uma forma de ajudar mães, pais e educadores como um todo, pessoas que vivem com o autismo ou convivem com portadores desse transtorno passaram a escrever sobre o tema. Além de situações do dia a dia, livros e artigos trazem experiências, dicas e, também, caminhos e inspirações para quem ainda não sabe lidar muito bem com essa situação.
Abaixo, separamos cinco livros que falam sobre o tema e que podem ajudar as famílias a entenderem e lidarem melhor com pessoas diagnosticadas com TEA.
Neurologia e Aprendizagem – Newra T. Rotta
O livro, escrito por Newra Rotta, expert em autismo, traz informações sobre alguns casos clínicos, que permitem refletir e reimaginar formas de pensar e agir com pessoas diagnosticadas com autismo, além de deficiência intelectual, transtornos da aprendizagem, entre outros.
Memórias de Um Amigo Imaginário – Matthew Dicks
A publicação traz à tona como a cabeça de uma pessoa com autismo pode funcionar. Max, personagem central do livro, e seu amigo imaginário, chamado Budo, vivem diversas situações que parecem ser reais – e muitas vezes confundem o leitor. A história, que tme um tom dramático, aborda temas como amor, lealdade e, claro, o poder da imaginação.
A escova de dentes azul – Marcos Mion
Esse é, provavelmente, um dos livros mais famosos sobre autismo nas livrarias brasileiras. Escrito pelo apresentador Marcos Mion, a publicação traz, de uma forma sensível, a história de um de seus filhos, que pediu uma escova de dente azul de presente de Natal, e mostra como essas crianças podem enxergar além do óbvio.
Em algum lugar nas estrelas – Clare Vanderpool
O romance de Vanderpool narra a história de Jack Baker, que acredita que o mundo nem sempre parece satisfeito com a sua presença. O personagem, que passou grande parte da história em um internato, mostra seus anseios e problemas durante a narrativa, além da sua enorme dificuldade em se relacionar com as pessoas e lidar com seus sentimentos.
O menino que desenhava monstros – Keith Donohue
Diagnosticado com síndrome de Asperger, Jack Peter é um garoto fora do comum: só sai casa para ir ao médico. Com dificuldade de se relacionar com outras pessoas, ele acredita que existam monstros embaixo de sua cama e, certo dia, eles começam a se tornar reais. Com essa narrativa, o livro aborda os medos das pessoas em geral e mostra como tornamos a nossa imaginação uma realidade.
Gostou das nossas dicas? Eu espero que sim! Caso haja algum assunto relacionado ao autismo que você tenha dúvidas, deixe sua sugestão em nossos comentários e fique à vontade para compartilhar nossos materiais nas redes sociais!
Para ver nossos outros artigos, clique aqui.
Fabriza Carvalho
18/09/2018 em 23:40O livro “O estranho caso do cachorro morto” também é excelente para se entender a forma de pensar de um adolescente autista, afinal foi escrito por um autista de 15 anos.
Esporte e inclusão
12/06/2020 em 14:31👏👏👏👏👏